terça-feira, 7 de setembro de 2010

Etiqueta virtual




Pra quem começou a se comunicar através de urros, rabiscos em paredes, escrita manual, datilografia, e atualmente na através de e-mails, sites de relacionamentos como Orkut, face book, twitter, dentre outras diversas formas que a cada instante surge percebemos a velocidade das grandes mudanças no mundo da comunicação e quão grande foi a nossa evolução.

Porém essas mudanças podem nos colocar em situações desagradáveis ou nos colocar em grandes problemas. Pois ao passarmos uma mensagem de texto, junto com ela não é enviada , nosso tom de voz, nossa expressão facial e corporal enfim, o conjunto de auxiliares na emissão de uma mensagem falada. Logo, usamos de alguns artifícios na escrita para representá-los como : virgulas, exclamações, interrogações, interjeições, palavras negrito, sublinhadas, etc. Desde que não sejam em excesso, como os maus exemplos abaixo que podem acabar expressando:

Descaso:

• Amanhã haverá reunião...
• Terminarei em alguns instantes...

Grito, descontrole e irritação:

• BOM DIA!
• FAVOR VERIFICAR A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA POIS ESTOU PRECISANDO PARA AMANHÃ.
• Preciso do lápis hoje!!!E do papel amanhã!!!

Ironia:

• Anjinho!
• Amor!

Assim seguimos diariamente, enviando e-mails “angelicais” sem percebermos.
Por isso devemos seguir as mesmas regras que utilizamos nas mensagens manuscritas, a seqüência lógica de raciocínio com inicio meio e fim, uso correto da pontuação, sem excessos de exclamações e interjeições, sem usos de gírias, apelidos, afinal estamos dentro de uma empresa e não de um barzinho.
As mensagens a serem passadas devem ser limpas, para que não causem ruídos de comunicação, não sejam entendidas erroneamente por quem as lê.
A cordialidade na escrita continua sendo bem vista, assim também como a ortografia. Então faça o bom uso desses recursos usando-os de maneira adequadas e lembre-se: “O silêncio oportuno é mais eloqüente do que o discurso”. (autor desconhecido)

2 comentários:

  1. Muito bem, parabéns pelo texto.

    P.S.: Não vou perdoar usar o template igual ao meu.

    ResponderExcluir
  2. Adorei primo muito bom mesmo, vou postar lá no meu blog e sitar o seu. beijooosss

    Samanta Alves

    ResponderExcluir