quinta-feira, 2 de julho de 2009

Bahia, cantos e encantos.

Tenho orgulho em dizer que sou baiano, pois somos um povo lutador e corajoso.
Lutamos com unhas e dentes por nossos ideaís e passamos por todas às adversidades da vida, com um sorriso estampado na cara como um forte símbolo de resistência e sabedoria, pois não nos deixamos abater perante as adversidades.
Nossa trajetória de resistência é antiga, mesmo após ter sido proclamada a independência do nosso país em 07 de Setembro de 1822 pelo príncipe regente D. Pedro I, ainda continuamos por dez meses sob o domínio de Portugal. O teatral grito nas margens do riacho Ipiranga não assustou em nada os dominadores. Nossa gente anônima e humilde teve que ir as ruas para lutar na defesa do nosso estado, mesmo sem nenhuma preparação para tal batalha muitos saíram com a cara e coragem na certeza de ter que proteger nossas terras e toda beleza e magia que há nela, dos dominadores. Além dos anônimos que foram de grande importância para essa batalha, temos também algumas figuras de destaque que podemos citar pela coragem e determinação exposta em uma época de conflito como aquela. Joana Angélica a primeira mártir da grande luta e Maria Quitéria, são algumas das figuras imortais dessa batalha.
Maria Quitéria que é hoje comparada a Jona D`Arc, foi uma militar brasileira heroína da guerra da independência da Bahia. Vestindo-se como um homem, dirigiu-se à vila de Cachoeira, onde se alistou sob o nome de Medeiros, onde permaneceu até ser descoberta pelo pai. Por seus atos de bravura em combate, o General Pedro Labatut, concedeu a mesma a honra de 1ª Cadete. Essas foram apenas algumas das figuras importantes para que hoje nós possamos nos proclamar independentes.
Somos hoje um povo trabalhador, livre, festeiro, alegre e criativos, um povo de diversas crenças e culturas religiões e culinárias. Somos a mistura do que há de melhor, trabalhamos duro e incansavelmente para nosso sustento e sucesso, desfrutarmos de uma beleza inigualável natural , e por isso tudo isso somos invejados.Alguns chegam a nos chamar e lentos e preguiçosos, mas no fundo no fundo isso não passa de inveja. (Como dizia a minha sábia avó:Só jogam pedra em árvore que dá fruto!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário